No dia 02 de Setembro, prestamos homenagem ao Professor, que passou pelos portões do mundo há 48 anos.
Relembro o obituário deste dia, de quase cinco décadas atrás. Que o Professor Tolkien escreveu grandes livros, todo mundo sabe, mas raramente paramos para contemplar o enorme legado deixado pelo autor britânico.
Há uma infame expressão que diz que “Ele nunca parou de escrever”. Mesmo após a publicação de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, Tolkien nunca abandonou a demanda de estruturar o seu Legendário. A Terra-média que conhecemos hoje só se tornou possível por escritos que datam desde a 1º Guerra Mundial, até seu último mês de vida. Graças à sua biografia, sabemos que a sua vida é a sua obra, desde sua juventude até sua maturidade.
E a tarefa de organização da maior parte do material póstumo, como sabemos, levou mais uma vida para ser feita. Christopher Tolkien publicou seu último livro (A Queda de Gondolin) aos 93 anos. Hoje, a quantidade de material disponível sobre a Terra-média é tão grande que leitores de Tolkien ficaram famosos por “lerem apenas Tolkien”.
Já são 48 anos, e celebrando mais um lançamento oficial de material inédito sobre a Terra-média (pois Tolkien nunca parou de escrever), temos A Natureza da Terra-média disponível pelo Brasil (compre o seu pela Amazon ou Submarino). Nós do Tolkien Talk prestamos nossa homenagem ao autor e à obra, que há anos nos traz tanto alento, sabedoria, aventura e fantasia. Eis o patamar mais elevado de um Conto de Fadas: de vencer o teste do tempo.
Quer conhecer mais sobre o homem por trás da obra? Assista abaixo nosso especial sobre sua biografia.