Header Ad

Categories

Most Popular

Most Viewed

Uísque inspirado pela árvore de Tolkien!

Que J.R.R. Tolkien gostava de árvores, todo mundo sabe! Da árvore da festa no Condado até os Ents na Floresta de Fangorn, a árvore é um símbolo da natureza sempre presente em sua obra.

E uma das árvores preferidas de Tolkien era um Pinheiro Negro (Pinus nigra) localizado no Jardim Botânico de Oxford (Oxford Botanic Garden & Arboretum). Seu neto, Michael Tolkien, tirou a última fotografia conhecida de seu avô (datada de 9 de agosto de 1973) com esta árvore, que ele chamava de Laocoon (uma figura da mitologia grega).

 

 

Em 2014 infelizmente esta árvore perdeu dois de seus galhos e teve que ser cortada por razões de segurança. O pinheiro era a árvore favorita de Tolkien e era frequentemente referido como “o pinheiro de Tolkien”. Ele também está presente no final da trilogia de livros “His Dark Materials” (“Fronteiras do Universo”) de Philip Pullman, quando sua heroína, Lyra, se senta debaixo desta famosa árvore.

De acordo com o Dr. Stephen Harris, do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade de Oxford: “o que se sabe sobre o pinheiro negro é que ele foi plantado em 1799 a partir de sementes coletadas pelo Terceiro Professor Sherardian de Botânica, John Sibthorp, na Áustria”. Se isto for verdade, então o pinheiro deveria ter pelo menos 215 anos! Posteriormente, em junho de 2021, uma muda deste mesmo pinheiro foi cultivada no Jardim Botânico pelo então Príncipe Charles.

 

 

O Jardim Botânico de Oxford fez então uma parceria com a Oxford Artisan Distillery (Destilaria Artesanal de Oxford) para produzir o chamado “Black Pine Whiskey” (“Uísque do Pinheiro Negro”, em tradução livre), uma bebida comemorativa ao 400º aniversário do Jardim Botânico, de edição limitada. Algumas garrafas, inclusive, estarão disponíveis em caixas feitas com a madeira da própria árvore! As rolhas das garrafas também conterão um pequeno pedaço desta madeira.

A bebida trata-se de um “Rye Whiskey”, um tipo de uísque tendo como base o centeio, que é a especialidade da destilaria. Em primeira mão, Marcel Aubron-Bülles, do site The Tolkienist, experimentou a bebida lá no local, e nos conta mais detalhes de sua fabricação: “destilado a partir de grãos cultivados exclusivamente para a destilaria, a maioria dentro de 50 milhas de Oxford, o Black Pine Whisky é uma ode à essência de uma floresta de pinheiros. Frutado e amadeirado, a complexidade da madeira transparece com notas de menta, pimenta e fumo de cedro”.

 

 

Ademais, Marcel traz as seguintes informações sobre a fabricação das embalagens: o renomado ilustrador de Oxford, Stanley Donwood, criou uma ilustração do Pinheiro Negro para a marca (desde 1994, ele cria todas as artes da banda de rock Radiohead juntamente com o cantor Thom Yorke). E o impressor tipográfico Richard Lawrence, conhecido por suas colaborações com artistas e designers para criar trabalhos altamente distintos, imprimiu a etiqueta e o livreto que acompanha. Também temos que a reverenciada madeira do Pinheiro Negro foi habilmente transformada em caixas comemorativas pela Sylva Foundation’s Wood School, que apoia o renascimento da cultura da madeira na Grã-Bretanha através da excelência na criatividade e no artesanato utilizando madeira cultivada localmente, estimulando a inovação no design e apoiando a próxima geração de designers e fabricantes.

 

 

Ficou curioso e com vontade de experimentar? Apenas trinta (30) garrafas serão vendidas em uma caixa de edição limitada feita diretamente do famoso Pinheiro Negro. Estas garrafas também conterão uma impressão de edição limitada do Pinheiro Negro de Stanley Donwood e um livreto tipográfico de edição limitada, e cada garrafa será numerada. Estes uísques serão vendidos por sorteio a partir de 8 de setembro, com os vencedores sendo anunciados no Hobbit Day, 22 de setembro de 2023.

Além disso, trezentos e setenta (370) garrafas serão acondicionadas em uma caixa de apresentação branca e incluirão um porta-copos, também feito de Pinheiro Negro. Cada garrafa desta tiragem também será numerada, e estará disponível para compra online na The Oxford Artisan Distillery. As garrafas custarão £150 (150 libras esterlinas, o que dá aproximadamente 940 reais na conversão atual).

 

 

O Professor Simon Hiscock, diretor do Jardim Botânico, comenta: “estamos muito satisfeitos com a parceria com a The Oxford Artisan Distillery neste projeto único para comemorar nosso aniversário e o lendário Pinheiro Negro, que foi uma atração icônica do Jardim por tantos anos. Estamos empolgados em lançar esta edição limitada do uísque junto com caixas e porta-copos exclusivos feitos da madeira do Pinheiro Negro – mais conhecido como o Pinheiro de Tolkien. Foi importante para nós que o projeto incluísse artesãos locais, e trabalhamos arduamente para criar o uísque ideal para recordar esta famosa árvore nas celebrações do nosso 400º aniversário”.

 

Links:

https://thetolkienist.com/2023/09/01/black-pine-whisky-soon-available/

https://www.theoxfordartisandistillery.com/

A hobbit mais astuciosa da Quarta Leste é uma das apresentadoras do canal e responsável pelo nosso Twitter.