No dia 11 de novembro, entrevistamos o Alexandre Martins Fontes, fundador e diretor da WMF Martins Fontes, responsável pela maior parte do catálogo das obras de J. R. R. Tolkien no Brasil. Confira a entrevista na íntegra aqui.
Alexandre falou da história da Martins Fontes, a cisão ocorrida em 2008, que levou à fundação das duas editoras, a Martins Fontes – Selo Martins, que ficou com O Senhor dos Anéis e A Última Canção de Bilbo, e a WMF Martins Fontes, que ficou com o restante do catálogo como O Hobbit, O Silmarillion, Os Filhos de Húrin etc. O editor falou também de como a Martins Fontes adquiriu os direitos de publicação da obra na década de 1990, a sua opção pela aquisição de long-sellers e não best-sellers etc.
Como não poderia faltar, fizemos as perguntas que os leitores cativos de Tolkien mais querem saber: quais obras novas serão traduzidas para o português, se vão relançar publicações antigas que estão fora de catálogo e se haverá opções de livros com melhor acabamento.
A primeira boa notícia é que Alexandre Martins Fontes garantiu para nós do Tolkien Talk que seriam relançados todos os principais livros de Tolkien em capa dura e com a mesma altura já para o primeiro semestre do ano que vem. O Hobbit em capa dura já está pronto para ser lançado.
Simulação dos livros de J. R. R. Tolkien em capa dura e do mesmo tamanho
O fundador da WMF anunciou que o livro Cartas do Papai Noel já está nas livrarias – uma boa pedida para dar de presente aos pequenos (e por que não os adultos?) neste Natal. Outro livro infantil Sr. Bliss também será lançado muito em breve, junto com O Hobbit de capa dura.
Há interesse deles em reeditar a tão aguarda biografia de J. R. R. Tolkien, por Humphrey Carpenter (se você ainda não assinou a nossa petição online para reedição da biografia, clique aqui para assinar). Outras obras como os volumes de The History of Middle-earth, de J. R. R. Tolkien, editado por Christopher Tolkien, e O Atlas da Terra-média, de Karen Wynn Fonstad, também estão nos interesses de lançamento e relançamento da editora. Já Beren and Lúthien, a editora está fazendo uma força-tarefa para firmar os contratos de tradução desde que foi lançada mundialmente em inglês, em junho deste ano.
Uma outra novidade é que Alexandre Martins Fontes se comprometeu a providenciar uma estante exclusiva para os livros do Tolkien na Livraria Martins Fontes Paulista. Quem não for de São Paulo e não puder conhecer a livraria pode contar com a cobertura que o Cesar Machado irá fazer no TT em breve.
As boas notícias estão só começando, ao que tudo indica, 2018 vai começar muito otimista para a comunidade tolkieniana do Brasil.