“A História da Terra-média” (“The History of Middle-earth”, no original) é uma série de 12 livros contendo escritos de J.R.R. Tolkien e publicada postumamente, com edição de seu filho Christopher Tolkien, entre 1983 e 1996. São considerados livros essenciais para a compreensão do processo de escrita e desenvolvimento do autor por conter as diversas versões, rascunhos e evoluções do texto de obras como “O Silmarillion” e “O Senhor dos Anéis”, além de conter outros escritos nunca antes publicados.
Muito aguardados, os livros de “A História da Terra-média” começaram a ser publicados no Brasil, pela primeira vez, em 2022. Após o lançamento do primeiro Box, contendo os livros 1 e 2 – respectivamente, “O Livro dos Contos Perdidos: Volume 1” e “O Livro dos Contos Perdidos: Volume 2” – a editora HarperCollins Brasil anunciou o lançamento do segundo Box, desta vez contendo os próximos três livros da série: “As Baladas de Beleriand”, “A Formação da Terra-média” e “A Estrada Perdida e Outros Escritos”, para 20 de junho de 2023.
O conteúdo dos dois primeiros livros, lançados no Box 1, foi extraído por Christopher Tolkien de alguns cadernos que seu pai mantinha na juventude, entre 1916 e 1920, e que intitulou “The Book of Lost Tales” (“O Livro dos Contos Perdidos”). Eles formam basicamente a origem do Legendário; neles, Tolkien escreveu as primeiras narrativas do seu Mundo Secundário – porém, ainda muito diferentes do que passamos a conhecer como O Silmarillion.
Já no Box 2, o mais novo lançamento, o livro “As Baladas de Beleriand” compila os poemas heróicos de Tolkien, em suas versões mais antigas até as mais recentes, que tinham a intenção de ser, dentro do Legendário, baladas conhecidas e que são transmitidas por via oral ao longo dos anos. Destaca-se aqui as versões em verso de dois entre Os Três Grandes Contos: A Balada dos Filhos de Húrin e A Balada de Leithian, sobre Beren e Lúthien.
Em seguida, temos um livro para quem gosta de mapas: “A Formação da Terra-média” vai apresentar ao leitor as diversas representações que Tolkien fez do Mundo Secundário, além de incluir o que é considerado o primeiro texto do Silmarillion de fato, sendo um livro de transição entre os primeiros escritos presentes no “Livro dos Contos Perdidos” e os textos mais tardios da mitologia.
Por último (mas não menos importante), em “A Estrada Perdida e Outros Escritos” temos um Tolkien que se aventurou pela ficção científica! Depois de ter feito um acordo com C.S. Lewis em que este escreveria uma história de viagem espacial (que deu origem à “Trilogia Cósmica”) e que ele próprio escreveria uma história de viagem no tempo, Tolkien nunca chegou a completar a sua parte, mas temos rascunhos desta tentativa que foram editados por Christopher neste volume. Tolkien vai então misturar elementos de viagem no tempo com a sua própria mitologia da Queda de Númenor.
Não há dúvidas de que a coleção “A História da Terra-média” é essencial para quem quer se aprofundar nos estudos tolkienianos. O trabalho de Christopher Tolkien editando os papéis de seu pai é louvável e teve profundo impacto na interpretação das histórias que conhecemos. A editora HarperCollins Brasil, traz, assim, pela primeira vez em língua portuguesa, um material de primeira qualidade, e ficamos na expectativa do lançamento dos demais volumes.
Garanta sua cópia hoje mesmo clicando AQUI!