No dia 30 de março de 2023 ocorreu o lançamento do livro “The Battle of Maldon: together with The Homecoming of Beorhtnoth”, de J.R.R. Tolkien e editado por Peter Grybauskas, pela editora HarperCollins UK. De forma inédita, o livro traz uma tradução em prosa, feita por Tolkien, do famoso poema em Inglês Antigo “The Battle of Maldon” (datado do século X), acompanhado de “The Homecoming of Beorhtnoth Beorhthelm’s Son”, história-continuação do poema de sua própria autoria, além do ensaio inédito “The Tradition of Versification in Old English”, em que Tolkien debate as tradições dos versos em Inglês Antigo.
J.R.R. Tolkien teve uma extensa carreira acadêmica como filólogo (estudioso de idiomas), especialmente na Universidade de Oxford, e uma das suas principais linhas de interesse foi o estudo do Inglês Antigo (também conhecido como Anglo-Saxão), idioma falado na Inglaterra durante o período dos séculos V e XI. Fluente na língua, Tolkien se destacou como uma figura importante na interpretação e análise de poemas desta época, tais como “Beowulf”.
“The Battle of Maldon” é um poema que agora sobrevive apenas como um fragmento de 325 versos – mas seu valor até hoje é incalculável, não apenas como um conto heróico, mas por expressar vividamente a linguagem perdida do Inglês Antigo e celebrar ideais de lealdade e amizade.
Tolkien considerava “The Battle of Maldon” como “o último fragmento sobrevivente da antiga tradição heroica inglesa”. Isso o inspiraria a compor, durante a década de 1930, seu próprio diálogo dramático em versos, “The Homecoming of Beorhtnoth Beorhthelm’s Son”, que imagina as consequências da grande batalha quando dois servos de Beorhtnoth vão recuperar o corpo de seu duque após o evento.
Leitores de Tolkien já estarão familiarizados com esta história, que já foi publicada anteriormente no Brasil em edições de “Tree and Leaf” – “Árvore e Folha”, traduzido como “O Regresso de Beorhtnoth, Filho de Beorhthelm”.
O editor Peter Grybauskas é professor de Língua Inglesa na Universidade de Maryland, onde também estudou literatura com a proeminente tolkienista Verlyn Flieger. Sua área de estudo abrange Tolkien, fantasia e medievalismo. Entre suas publicações, destaca-se um artigo no periódico Tolkien Studies intitulado “A Portrait of the Poet as a Young Man: Noteworthy Omission in The Homecoming of Beorhtnoth Beorhthelm’s Son” (“Um Retrato do Poeta quando Jovem: Omissão Notável em O Regresso de Beorhtnoth, Filho de Beorhthelm”, em tradução livre), além de ser autor do livro “A Sense of Tales Untold: Exploring the Edges of Tolkien’s Literary Canvas” (2021), sobre os aspectos da construção da Terra-média.
O livro divide-se em três partes, mais apêndices. A Parte Um é o já conhecido texto de “O Regresso de Beorhtnoth, Filho de Beorhthelm”, que por sua vez é subdividido em três partes – uma introdução falando sobre a morte de Beorhtnoth; a peça em si; e Ofermod, ensaio de Tolkien sobre o “cavalheirismo excessivo”, que foi o responsável pelo fim de Beorhtnoth e seus aliados na Batalha de Maldon.
A Parte Dois consiste na tradução de Tolkien, em prosa, de “The Battle of Maldon”, o famoso poema em Inglês Antigo. Este é precedido de uma introdução e acompanha notas do editor.
Na Parte Três temos “The Tradition of Versification in Old English”, um ensaio escrito por Tolkien em que ele desenvolve uma análise sobre a escrita de versos em Inglês Antigo, e aborda assuntos como métrica, aliteração e rima.
Por fim, nos apêndices temos alguns complementos para a leitura: um texto de Tolkien sobre “Old English Prosody” (Prosódia em Inglês Antigo); a continuação do ensaio “The Tradition of Versification in Old English” visto na Parte Três (mas que aqui possui enfoque mais técnico); um texto de Tolkien analisando a aliteração da letra “g” no poema; além de versões preliminares e rascunhos da tradução. Por fim, o editor Peter Grybauskas faz uma análise da relação de “The Battle of Maldon” no contexto de O Senhor dos Anéis e o Legendário de Tolkien.
A livro também vem com uma belíssima imagem em fac-símile do manuscrito de uma das páginas de “O Regresso de Beorhtnoth”:
A folha de rosto, os apêndices e cada uma das partes é precedida de uma pequena ilustração de abertura.
Todas estas ilustrações estão disponíveis tanto na versão física quanto na versão digital do livro.
Ainda no começo de março, ficamos sabendo com exclusividade no NerdBunker que a HarperCollins Brasil pretende lançar o livro em maio/2023, com o título “A Batalha de Maldon e o O Regresso de Beorhtnoth”. A edição brasileira terá 304 páginas e acabamento de luxo em capa dura:
Links:
The Battle of Maldon – edição física
The Battle of Maldon – edição digital