Header Ad

Categories

Most Popular

Most Viewed

Exposição “A Magia do Manuscrito”

Aconteceu, em São Paulo, a exposição “A Magia do Manuscrito”, entre os dias 28 de setembro de 2022 e 15 de janeiro de 2023. A curadoria é de Pedro Corrêa do Lago, colecionador e historiador brasileiro que possui aquela que é considerada a maior coleção privada de manuscritos do mundo, incluindo um manuscrito de J.R.R. Tolkien

 

Pedro divide com o público a sua relação com manuscritos: tudo começou quando era um pré-adolescente à procura de um hobby, e iniciou colecionando autógrafos. De lá para cá, a sua vasta coleção cresceu a ponto de conter mais de cem mil itens. Iniciada há mais de 50 anos, inclui manuscritos de personalidades e famosos, entre eles “os maiores escritores, artistas, cientistas, músicos, atores e personagens históricos, tanto brasileiros quanto internacionais”, tais como: Agatha Christie, Bach, Mozart, Beethoven, Newton, Einstein, Alan Turing, Disney, Van Gogh, Picasso, Pelé e muito mais. Tudo isso pode ser conferido ao vivo nesta exposição, que ocorre no Sesc Paulista.

 

 

A exposição é dividida em 6 áreas a serem exploradas: arte, literatura, história, ciência, música e entretenimento. Cada área é riquíssima em documentos das várias personalidades mundiais, podendo o visitante tranquilamente gastar muito tempo em apenas uma delas.

 

 

Na seção de literatura, encontramos o objeto de maior curiosidade para nós do Tolkien Talk e, com certeza, para nossos queridos seguidores: um papel-formulário, preenchido à mão por ninguém menos do que J.R.R. Tolkien.

 

 

Trata-se de um formulário que Tolkien preencheu para o livro “Who’s Who” (“Quem é Quem”), uma espécie de catálogo de britânicos proeminentes – entre personalidades do governo, da política, acadêmicos, empresários, esportistas e artistas – contendo uma breve biografia de cada um, e que é publicada desde 1849 no Reino Unido. Ela existe até os dias atuais, também em formato digital. Segundo as informações da exposição, este documento é de 1925, ou seja, quando Tolkien tinha apenas 33 anos, muito antes de existir O Hobbit e o Senhor dos Anéis, e enquanto era professor em Leeds. É curioso notar o que ele respondeu para as perguntas do formulário (as marcações em vermelho são do editorial da “Who’s Who”)

 

 

Sempre com a letra elegante, as respostas foram estas (em tradução livre):

 

Nome e Títulos: John Ronald Reuel Tolkien.

Cargo Atual: Professor de Língua Inglesa, na Universidade de Leeds.

Nascimento e ascendência: nascido em 3 de janeiro de 1892; filho mais velho do falecido Arthur Reuel Tolkien, Bloemfontein, África do Sul.

Casamento: casado em 1916 Edith filha do falecido F. Bratt.

Número de filhos e filhas vivos: dois filhos

Educado em: King Edward VIth. School, Birmingham, e Exeter College, Oxford.

Carreira: Bolsista Stapeldon [sic], Exeter College, 1911; Primeira Classe, Língua e Literatura Inglesa, 1915; servi com os Lancashire Fusiliers 1915-1918; tutor na Escola de Inglês, Oxford, 1919; Professor Adjunto em Língua Inglesa, Universidade de Leeds, 1920; Professor de Língua Inglesa, Univ. de Leeds, 1924; Examinador na Universidade de Oxford e Leeds.

Publicações: A Middle English Vocabulary (Oxford), 1922; Sir Gawain and the Green Knight (editado em colaboração com E.V. Gordon), 1924.

Recreações, etc.: Tênis, Fives [um jogo de bola com raquete].

Herdeiro de Título:

Endereço: 2 Darnley Road, West Park, Leeds.

Endereço telegráfico:

Número de telefone: <<rasura>>

Número do automóvel:

Clubes:

 

Como bem observado pelo curador, “o futuro criador dos hobbits preenche sua biografia apenas como especialista em literatura medieval”. Neste contexto, é de se imaginar que a “Who’s Who” procurou Tolkien por sua carreira acadêmica à época, já que foi muito antes do sucesso literário que viria a seguir. Aliás, chama a atenção a quantidade de cargos acadêmicos listados aqui. À parte dos dados biográficos gerais, que são de amplo conhecimento, algumas coisas que ele colocou no formulário são dignas de nota.

Uma resposta curiosa é a lista de recreações. Aqui, Tolkien responde “Tênis” e “Fives” (um jogo de raquete e bola semelhante a Squash). É bem sabido que Tolkien costumava jogar Rugby na escola (fato que é, inclusive, retratado na cinebiografia “Tolkien” de 2019), e há alguns relatos de que ele jogava tênis na fase adulta, mas Fives é uma informação bem mais obscura!

Também vale destacar aqui as suas duas únicas publicações até aquele ponto: “A Middle English Vocabulary”, um glossário de termos em Inglês Médio, e “Sir Gawain and the Green Knight”, em parceria com E.V. Gordon, um estudo acadêmico sobre o poema do século XIV de mesmo nome.

Quanto aos filhos, Tolkien informa dois: John Tolkien (nascido em 1917) e Michael Tolkien (nascido em 1920). Mas seu terceiro filho, Christopher Tolkien (mais conhecido por ser o testamenteiro literário de seu pai), nasceu em 1924 e não é incluído aqui no formulário, cuja data na placa consta ser de 1925; e só podemos especular o motivo disso. Talvez Tolkien tenha preenchido o documento antes; ou pode ser apenas um erro de datação. Sua última filha, Priscilla Tolkien, só nasceria em 1929.

Tolkien não preencheu o campo do formulário referente ao número de placa de automóvel (aliás, que estranho perguntarem esta informação, não?), pois sabemos que Tolkien foi dono de um carro apenas em 1932 (portanto, 7 anos depois), que gerou uma experiência nada agradável para ele como motorista, e logo se desfez do automóvel. Tolkien acabou transformando parte desta experiência em cenas cômicas em “Sr. Boaventura” (Mr. Bliss), na figura do personagem-título do livro tentando dirigir seu carro amarelo com rodas vermelhas e passando por muitas aventuras.

Por último, no campo “Número de telefone” ele aparentemente chegou a preencher os números… e pelo visto se arrependeu, pois há uma bela rasura por cima! Nada de divulgação de telefone na “Who’s Who”, hein?

E assim concluímos a inspeção deste curioso documento, que encontra-se muito bem conservado, em posse de um brasilieiro, e que temos o privilégio de poder ver nesta belíssima exposição. É importante ressaltar que aqui focamos em Tolkien, mas existem muitos e muitos itens de grande interesse na exposição, de maneira geral. Não percam!

 

Mais informações:

https://www.sescsp.org.br/programacao/a-magia-do-manuscrito/

https://www.ukwhoswho.com/

A hobbit mais astuciosa da Quarta Leste é uma das apresentadoras do canal e responsável pelo nosso Twitter.