Header Ad

Categories

Most Popular

Most Viewed

A CCXP 2022 em São Paulo

Nos dias 1 a 4 de dezembro de 2022 ocorreu a CCXP em São Paulo, a maior Comic Con do mundo, superando de longe a San Diego Comic Con em número de visitantes, área de exposição e, principalmente, em volume de negócios. Depois de três anos, o evento voltou a ser presencial e atraiu grande público ao pavilhão do São Paulo Expo.

O Prime Video marcou presença novamente no evento, contando com ativações e painéis de suas séries originais. Uma delas, é claro, é O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, como não poderia faltar. Também tivemos a participação de John Rhys-Davis no evento, o nosso querido Gimli dos filmes (era possível adquirir fotos e autógrafos com o ator).

A presença de Anéis de Poder na CCXP 22 já começa com as artes das credenciais de acesso, todas com imagens de personagens: Galadriel, Míriel, Durin IV, Nori, Arondir, Halbrand e um Orque.

 

 

Havia três ativações no estande do Prime Video, durante a feira: um navio númenóreano, no qual podia-se entrar e tirar fotos (e tinha até um capitão empolgado, parecendo o Elendil, fazendo discurso de tempos em tempos); um enorme Balrog que soltava fumaça, também para fotos (produzido pela Iron Studios Workshop); e, por último, a sala “Os Tesouros da Terra-média”, com três divisões: uma para os Homens, com temática de Númenor, com destaque para a espada que Elendil recebe de Míriel; uma para os Elfos, com o cenário do Reino de Lindon, exibindo a adaga de Finrod com a estátua dele; e por último, uma para os Anãos, com cenário das Minas de Khazad-dûm, exibindo uma gigantesca mareta, utilizada por Durin na sua disputa contra Elrond.

 

No sábado, dia 3 de dezembro, ocorreu o painel do Prime Video no auditório Thunder, com a presença dos atores Ismael Cruz Córdova (Arondir), Cynthia Addai-Robinson (Rainha regente Míriel), Trystan Gravelle (Pharazôn) e Sara Zwangobani (Calêndula Brandepé).

Muito simpáticos, os atores responderam a perguntas e foi passado no telão do auditório quatro pequenos clipes mostrando um momento importante para cada um destes personagens na série. Para Míriel, foi o momento em que a personagem, cega e derrotada, promete a Galadriel que Númenor vai voltar para defender a Terra-média. Após a exibição deste clipe, Cynthia Addai-Robinson revelou que esta na verdade foi a primeira cena que ela gravou para a série! Por ser uma das últimas cenas da temporada, ela teve que simplesmente confiar na produção. Já em Númenor, o trecho exibido mostra Pharazôn atiçando a população contra os Elfos, após a chegada de Galadriel na ilha.

O clipe exibido para Calêndula, muito emocionante, foi do momento em que ela se despede de sua filha Nori, que parte em sua aventura com o Estranho, e ela então dá a dica: “seja ousada”. No clipe de Arondir, vemos o elfo e seus companheiros presos, tentando se libertar dos Orques, o que infelizmente acaba em uma tentativa frustrada e na consequente morte de um dos amigos. O ator Ismael Cruz Córdova ressalta que nesta cena, assim como em outras, ele utilizou técnicas de artes marciais, incluindo capoeira, para as cenas de ação.

E o grande destaque do painel foi com certeza ele, pois Ismael respondeu perguntas em português (ele fez 2 meses de Duolingo!), e leu no palco discursos escritos totalmente em língua portuguesa, arrancando enormes aplausos do público. Ele falou sobre a importância de ser o primeiro Elfo negro e de trazer a capoeira, uma arte marcial negra, para um contexto internacional. Além disso, Ismael disse que é brasileiro de coração, para a alegria geral! Ficou emocionado ao dizer que recebeu muito carinho e apoio online dos fãs do Brasil.

 

Também no sábado, os atores foram entrevistados no Palco Omelete. Cynthia disse que conheceu Tolkien através dos filmes de Peter Jackson, e nunca imaginou que estaria ela própria em O Senhor dos Anéis. Sara compartilha deste mesmo sentimento, e disse que leu os livros escondida quando criança! E ao ser perguntado sobre o futuro não muito positivo de Númenor, Trystan desconversa e diz que é tudo uma questão de perspectiva… 

Já no domingo, dia 4 de dezembro, ocorreu o painel com o ator John Rhys-Davies, o Gimli dos filmes de O Senhor dos Anéis, também no palco Thunder. O ator, de forma muito bem humorada, relembrou a sua carreira, falou brevemente sobre o retorno à franquia Indiana Jones e, claro, sobre a experiência de viver o Anão Gimli. Encarnou o personagem várias vezes durante a entrevista e, em um determinado momento, um Orque apareceu no palco para desafiá-lo para um combate!

Além do painel, Rhys-Davies participou de entrevista no Palco Omelete. Sempre com muita energia, ao saber que muitos na plateia estavam com um machado em mãos, encarnou o Gimli, pulou nos bancos do cenário e deu a dica: acertar abaixo dos joelhos! Ele também confessou que não conseguiu ler Tolkien e achava os livros “entediantes” quando tentava ler junto com seu filho quando criança. Mas disse considerar os fãs de O Senhor dos Anéis os mais inteligentes que já viu, seja porque leram os livros antes de ver os filmes ou porque procuraram lê-los depois disso. Com muito carinho, relembrou o desafio que foi filmar O Senhor dos Anéis quando ele próprio pouco acreditava que o projeto poderia dar certo. E rasgou elogios a Peter Jackson!

A editora HarperCollins Brasil também marcou presença no evento, lançando em seu estande, em primeiríssima mão o primeiro box da coleção A História da Terra-média (contendo os volumes 1 e 2), além de contar com títulos como O Hobbit Anotado, O Atlas da Terra-média, Sr. Boaventura e Cartas de Papai Noel.

 

E, por último, não podemos deixar de citar os inúmeros cosplayers, que sempre marcam presença neste tipo de evento!

A hobbit mais astuciosa da Quarta Leste é uma das apresentadoras do canal e responsável pelo nosso Twitter.