Header Ad

Categories

Most Popular

Most Viewed

O Monte Dolmed afundou ou não?

Todo leitor de Tolkien cedo ou tarde se questiona: quais relações o mapa da Terra-média da Terceira Era tem com Beleriand? Neste artigo, analiso a localização do Monte Dolmed, nas Ered Luin.

Este artigo tem como referência meu artigo “The Geographical Relation Between Beleriand and Erador”, publicado no periódico Mallorn 26 da The Tolkien Society, em setembro de 1989.

Note que há uma distinção entre o que é o The Silmarillion, editado por Christopher Tolkien, e “Silmarillion”, com aspas, correspondente ao conjunto de textos e mapas que o precedem, discutidos em A História da Terra-média.

 

A Localização do Monte Dolmed nos Mapas da Primeira e Terceira Eras

 

O Monte Dolmed (do sindarin dol + med “cabeça molhada”) erguia-se, na Primeira Era, sobre uma importante passagem pelas Montanhas Azuis, entre Beleriand e Eriador. As grandes cidades anânicas de Gabilgathol [Nogrod em sindarin] e Tumunzahar [Belegost] foram construídas próximas dele, a sudeste e nordeste respectivamente.

As Montanhas Azuis [Ered Luin] foram parcialmente destruídas na Guerra da Ira, causando – segundo alguns – o desaparecimento do Monte Dolmed. Mas pode ter ocorrido algo diferente…

 

O Primeiro Mapa do “Silmarillion”

Figura 1: Extensão oriental do 1º Mapa do “Silmarillion”

 

Na extensão oriental do 1o Mapa do “Silmarillion”¹ , em The History of Middle-earth Vol. IV pág. 231, o Monte Dolm (mais tarde chamado Dolmed) aparece no canto sudeste da quadrícula F14, praticamente na mesma latitude da confluência dos rios Aros e Celon (quadrícula F10). A montanha fica no extremo de uma projeção das Ered Luin (Montanhas Azuis) para o oeste [Figura 1]. A geografia é a de Broseliand (antiga Beleriand) na Primeira Era.

A elevação de Himling se estende entre as quadrículas D11 e D12.

 

O Segundo Mapa do “Silmarillion”

Figura 2: 2º Mapa do “Silmarillion”

 

No 2º Mapa do “Silmarillion”, em The History of Middle-earth Vol. V pág. 409, o Monte Dolm está registrado mais uma vez na mesma posição geográfica, sem nome, mas destacado em cor escura [Figura 2]. O topo de Himling está na borda oeste da quadrícula D12.

O 2º Mapa evoluiu, recebendo muitas anotações, no original e em fotocópia, documentadas em The History of Middle-earth Vol. XI. Na pág. 331 o nome da montanha que nos interessa foi anotado como Mt. Dolmeð, e foi acrescentada a localização de Belegost.

 

O Mapa de The Silmarillion

Figura 3: Mapa de The Silmarillion

 

Em The Silmarillion [O Silmarillion], as relações geográficas desse trecho de Beleriand estão mantidas. O Monte Dolmed [<Dolm, Dolmeð] está na mesma posição dos mapas anteriores [Figura 3].

 

Mapas de The Lord of the Rings e Unfinished Tales

Figura 4: Mapas de The Lord of the Rings e Unfinished Tales

 

Os mapas publicados em The Lord of the Rings [O Senhor dos Anéis] e Unfinished Tales [Contos Inacabados] representam a Terra-média ao final da Terceira Era. Neles consta a mesma montanha, em situação análoga na extremidade de uma projeção das Ered Luin, estas porém interrompidas pelo cataclisma da Guerra da Ira.

A ilha de Himling, resquício da elevação de Himring, aparece no mapa mais recente [Figura 4].

 

Mapas de Explicando Tolkien e Tolkien, le façonnement d’un monde

Figura 5: Mapas de Explicando Tolkien e Tolkien, le façonnement d’un monde

 

Em Explicando Tolkien (2003), na seção que trata da relação entre Beleriand e Eriador, incluí uma discussão sobre acidentes geográficos que constam de mapas da 1a e da 3a era:

  • A colina de Himring aparece nos mapas posteriores como a ilha de Himling, evidentemente o pico que sobressaía ainda sobre o nível do mar.
  • O planalto de Taur-nu-Fuin sobreviveu como a grande ilha de Tol Fuin na Terceira Era (ou no mínimo a Segunda).
  • A cadeia das Ered Luin – as Montanhas Azuis – aparece no extremo leste de Beleriand e também na região de Lindon, no oeste da Terra-média da Terceira Era; na verdade, há nos mapas dessa era uma ramificação da cordilheira, ao norte de uma floresta em Forlindon, que corresponde ao monte Dolmed (ou Dolm) na antiga Ossiriand.

Eu já mencionara, no artigo “The Geographical Relation Between Beleriand and Eriador” em Mallorn 26 (setembro de 1989), “o saliente acidente do Monte Dolm (Dolmed), correspondente a um contraforte sem nome logo ao norte de uma extensa área de floresta em Forlindon”.

A posição conjetural do Monte Dolmed – que portanto se manteve de pé até a Terceira Era – foi mapeada da mesma forma em meu livro Explicando Tolkien e mais tarde em Tolkien, le façonnement d’un monde de Didier Willis. A quadrícula, com lados de 50 milhas (~80km), é a dos mapas do “Silmarillion” [Figura 5].

 

 

 

Notas

¹. [O] Silmarillion designa a obra publicada pela primeira vez em 1977, com edição de Christopher Tolkien. As versões que a precedem – documentadas em The History of Middle-earth – são chamadas de “Silmarillion”, com aspas.

 

Bibliografia

 

Tolkien, John Ronald Reuel. The Lord of the Rings. London: George Allen & Unwin, 1978.

–. The Silmarillion. London: George Allen & Unwin, 1979.

–. Unfinished Tales. London: George Allen & Unwin, 1981.

–. The History of Middle-earth Vol. IV: The Shaping of Middle-earth. London: George Allen & Unwin, 1986.

–. The History of Middle-earth Vol. V: The Lost Road and Other Writings. London: Unwin Hyman, 1987.

–. The History of Middle-earth Vol. XI: The War of the Jewels. London: HarperCollins, 1994.

 

Kyrmse, Ronald Eduard. “The Geographical Relation Between Beleriand and Erador” in Mallorn 26, setembro de 1989.

–. Explicando Tolkien. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

 

Willis, Didier. “Du Beleriand aux confins de Rhûn – Collages et reconstructions cartographiques” in Tolkien, le façonnement d’un monde, vol. 2. Le Dragon de Brume, 2014.

Mestre das tradições, consultor do canal e principal tradutor dos livros de Tolkien no Brasil, tendo traduzido a última edição de O Senhor dos Anéis.