Por Talita Barros.
Derrotar dragões, encontrar itens mágicos, comandar exércitos formados por elfos, homens, anões e hobbits… Que fã de Tolkien nunca sonhou em participar de batalhas épicas contra os servos de Sauron, ajudando Frodo a destruir O Um Anel de Poder? Sim, isso é possível, Tolkien Talkers! Existe um card game lançado pela Iron Crown Enterprises (ICE), entre os anos de 1995 e 1998, que proporciona essa fantástica experiência de imersão. Estamos falando do clássico Middle Earth Collectible Card Game (MECCG).
Quem foi criança entre as décadas de 80 e 90, e teve a oportunidade de jogar RPGs na casa dos amigos na saída da escola, sabe de que tipo de imersão estou falando. O MECCG é o jogo de cartas mais próximo daqueles RPGs de mesa, em que interpretávamos nossos personagens preferidos. No MECCG você poderá escolher representar um dos cinco magos (Istari) e comandar os exércitos dos povos livres contra Sauron, detendo o inimigo até que O Um Anel seja destruído.
Podem jogar até 5 jogadores (cada um representando um dos cinco magos: Saruman, Radagast, Gandalf, Alatar ou Pallando). Mas também é possível jogar sozinho “modo solitário”, caso seus amigos não estejam disponíveis para jogar sempre que você desejar. O jogo se desenrola em turnos de jogadores que se alternam, de maneira que, enquanto o jogador-ativo controla os povos livres, os demais representarão a sombra.
Dessa forma, cada jogador deve utilizar um baralho contendo cards ‘do bem’ e ‘do mal’ de maneira equilibrada. O jogador vence o jogo caso consiga destruir ou corromper os magos controlados pelos outros jogadores, ou se ele conseguir levar O Um Anel de Poder atá a Montanha da Perdição e jogar as cartas corretas, ou através da convocação do Conselho Branco (ganha quem acumular mais pontos destruindo inimigos, coletando itens, etc).
Confira na íntegra o UNBOXING desse card game clicando [AQUI]!
Foram lançadas, ao todo, as seguintes expansões:
1995 – The Wizards (METW): O jogo-base, trazia os principais personagens da saga d’O Anel (Frodo, Gandalf e Aragorn, entre outros) com cartas de inimigos e regiões básicas.
1996 – The Dragons (METD): A primeira expansão do game acresceu cards de dragões, tesouros e regiões localizadas ao norte do mapa.
Dark Minions (MEDM): A segunda expansão ampliou o leque de inimigos, incluía cartas de regiões subterrâneas e de seres malígnos, como as Criaturas Tumulares.
1997 – The Lidless Eye (MELE): O segundo set-base criou a possibilidade de se controlar um Espectro do Anel.
Against de Shadow (MEAS): A única expansão lançada para o MELE, trazia cards de recursos e inimigos para o jogador das sombras e cartas raras com a versão corrompida dos cinco magos iniciais.
The White Hand (MEWH): Essa expansão criou a possibilidade de se controlar magos corrompidos, utilizando recursos tanto dos povos livres quanto das sombras.
1998 – Middle Earth Challenge Decks (MECD): 10 pares de decks de torneio formados por cards relançados das edições anteriores.
The Balrog (METB): Essa edição continha cartas dos poderosos Balrogs, que dependiam da força de um exercito de trolls e orcs. Entretanto, o jogo foi descontinuado e a ausência das cartas de suporte para essa expansão impossibilitaram sua jogabilidade.
Sobre a Iron Crown Enterprises:
A Iron Crown Enterprises (ICE) produzia jogos de cartas, jogos de tabuleiro, miniaturas e colecionáveis desde 1980. Muitos dos produtos mais conhecidos da ICE estavam relacionados ao mundo da Terra-média de J. R. R. Tolkien.
No final de 1970 na faculdade, durante a execução de uma campanha do RPG D&D que durou seis anos em setembro, ambientado na Terra-média de Tolkien, os estudantes Pete Fenlon, S. Coleman Charlton, e Kurt Fischer começaram a desenvolver um sistema de regras para jogos e depois que se formaram na Universidade de Virginia em 1980, os diretores do grupo decidiram transformar suas regras em um negócio e fundaram a Iron Crown Enterprises (ICE).
Dúvidas Frequentes:
Onde comprar o MECCG?
Em sites de compra internacional como o eBay é possível encontrar decks, boosters e cartas avulsas.
O que preciso adquirir para começar a jogar?
Você precisa de, no mímino, um deck básico de 75 cartas (que pode ser dividido para dois jogadores), porém o ideal é que cada jogador utilize seu próprio deck. Além disso, dois dados de 6 lados (2d6) serão necessários para a rolagem de valores aleatórios.
Quanto custa um deck de METW?
Os valores dos cards variam dependendo da edição e da raridade de cada um. Existem cards comuns, incomuns e raros. Normalmente um starter deck da primeira edição (The Wizards) pode ser adquirido em média por 30 dólares (cerca de 100 reais), mas a compra de cards avulsos pode ser mais vantajoso. Vale a pena pesquisar.