“Numa toca no chão vivia um hobbit”, assim escreveu numa folha em branco o aclamado autor de fantasia, J. R. R. Tolkien, dando origem a O Hobbit (1937), uma aventura que marcou a história da literatura infantil mundial. Ao lado de clássicos ingleses do gênero fantasia para crianças, como Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol (1865), O Vento nos Salgueiros, de Kenneth Grahame (1865), e Ursinho Pooh, de A. A. Milne (1926), o primeiro romance lançado por Tolkien traz características próprias e únicas em relação aos seus predecessores, tornando-se um clássico da categoria.
Aproveitando o ensejo das comemorações de 80 anos de lançamento de O Hobbit, a Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) faz uma exposição, na Biblioteca Florestan Fernandes, das obras de Tolkien, em especial sobre a aventura de Bilbo e seus treze anões amigos, além de teses, dissertações e outros estudos sobre o tema. A exposição contará com obras emprestadas por leitores, acervos das bibliotecas da Universidade de São Paulo e da editora WMF Martins Fontes.
A exposição é coordenada pela Professora Doutora Maria Zilda da Cunha, do Grupo de Pesquisa de Produções Culturais e Literárias para Crianças e Jovens (CNPq) e conta com a organização de Cristina Casagrande de Figueiredo Semmelmann, Diego Genu Klautau, Euclides Lins de Oliveira Neto, Paulo César Ribeiro e Maria Inês Mendes.
Em ocasião da exposição, contaremos também com as palestras sobre a cosmovisão no legendário de Tolkien, com o Professor Dr. Diego Klautau (FEI–SP), Carlos Caldas (PUC-MG)* e o Professor Dr. Cristiano Lopes (UPM–SP) e sobre o trabalho do tradutor nas obras tolkienianas com a Professora Dra. Lenita Rímoli (DLM–FFLCH/USP) e Ronald Kyrmse (Tolkien Society).
Coordenação: Profa. Dra. Maria Zilda da Cunha.
Curadoria: Cristina Casagrande de Figueiredo Semmelmann (USP), Diego Klautau (FEI–SP), Cristiano Lopes (UPM–SP), Euclides Lins (USP), Marinês Mendes (USP), Paulo Ribeiro (USP), Lucas Gonçalves (UPM–SP), Mauricio Avoletta Jr. (UPM–SP), Amanda Guerra (Unifesp).
Apoio: WMF Martins Fontes e Canal Tolkien Talk (Youtube.com/TolkienTalk).
Agradecimentos: Alexandre Martins Fontes, Luciana Veit, Jessica Bombonato, Marcelo Rodrigues e Ronald Kyrmse.
*Via skype
Sobre J. R. R. Tolkien
O britânico John Ronald Reuel Tolkien (1892–1973), lutou na Batalha do Somme, na Primeira Guerra Mundial, e trabalhou como filólogo e professor universitário na Universidade de Oxford, Inglaterra. Casou-se com Edith Bratt, em 1913, com quem teve quatro filhos.
J. R. R. Tolkien é autor das obras de fantasia O Hobbit e O Senhor dos Anéis e de outras como O Silmarillion e Contos Inacabados, editadas pelo seu filho Christopher Tolkien.
Sobre o Grupo de Pesquisa de Produções Literárias Culturais para Crianças e Jovens (PLCCJ – FFFLCH/USP)
O Grupo de Pesquisa de Produções Literárias Culturais para Crianças e Jovens (PLCCJ–FFFLCH/USP), coordenado pela Professora Dra. Maria Zilda da Cunha, homologado e certificado pelo CNPq, conta com mais de 30 pesquisadores doutores, jornalistas, editores, roteiristas, professores e técnicos de educação e de arte e tecnologia. Esse grupo investiga de uma perspectiva interdisciplinar produções literárias para crianças e jovens e seus diálogos intertextuais, considerando a relação que estabelecem com a cultura, com a história e a interação social.
De Volta Outra Vez: 80 anos de O Hobbit.
Data: de 01 a 30 de novembro.
Horário: das 8h30 às 21h45 (segunda a sexta) e das 9h às 13h (sábados).
Local: Biblioteca Florestan Fernandes (FFLCH/USP).
Endereço: Av. Professor Lineu Prestes, travessa 12, nº 350, São Paulo–SP.