É com imensa satisfação que disponibilizamos neste espaço, mais uma vez, um trabalho acadêmico que estuda a fundo a obra de J. R. R. Tolkien.
Apresentamos, então, a Dissertação de Mestrado de Stéfano Stainle sobre a figura do personagem Gandalf e sua importância para a construção narrativa de O Senhor dos Anéis.
Stéfano Stainle é Graduado em Letras pela UNICASTELO e Mestre em Estudos Literários pela UNESP. Hoje, cursa o Doutorado também em Estudos Literários pela UNESP.
Durante a graduação, Stéfano trabalhou com literatura inglesa (a série Harry Potter) em análises voltadas às teorias da personagem em consonância com o fantástico e a psicanálise. Durante o mestrado, trabalhou também com literatura inglesa (O Senhor dos Anéis) em análises voltadas às teorias da personagem, da psicanálise, do mito, do fantástico e dos gêneros epopeia e romance.
Atualmente, no doutorado, trabalha também com literatura inglesa (O Senhor dos Anéis) em análises voltadas às teorias dos gêneros epopeia e romance, do mito, da psicanálise, do fantástico, da desconstrução derridiana, bem como as relações estabelecidas entre a obra e o cânone teórico ocidental.
Veja um resumo da Dissertação enviado por Stéfano:
Ainda durante a graduação, uma inquietação me moveu em direção ao universo de J. R. R. Tolkien. Tal inquietação se relacionava com as emblemáticas idas e vindas de Gandalf ao longo das narrativas escritas pelo autor. Tal movimentação da personagem me levou a pesquisar os movimentos da Gandalf ao longo da narrativa de O Senhor dos Anéis com o objetivo de tentar mostrar que sua movimentação era responsável pela movimentação das demais personagens centrais da narrativa e também que o destino da Terra-média estava em suas mãos. Tendo isso em mente, busquei analisar – através de teorias diversas – a movimentação de Gandalf como um fato que impulsionava e costurava a narrativa em questão. Considerando as idas e vindas de Gandalf e seu papel de mensageiro, intitulei meu trabalho com a ideia central de minha pesquisa: Gandalf: a linha na agulha de Tolkien. Como o próprio título tão bem resume, a proposta da pesquisa foi entender se Gandalf poderia (e como poderia) ser considerado o responsável pela costura dos diferentes núcleos narrativos da obra. O resultado pareceu relevante a todos os amantes da obra de Tolkien e também ao mundo acadêmico, uma vez tal pesquisa ainda não havia sido realizada nos meios acadêmicos.
Para fazer o DOWNLOAD deste importante trabalho, clique AQUI.
Parabenizamos ao Stéfano pelas intensas pesquisas realizadas e ficamos à disposição para divulgação de mais trabalhos acadêmicos sobre J. R. R. Tolkien e sua obra.
Ainda sobre Gandalf, confira sua trajetória apresentada em nosso canal, no vídeo abaixo: