Header Ad

Categories

Most Popular

Most Viewed

Segredos do teaser de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder

Matéria originalmente publicada na Vanity Fair em 13 de fevereiro de 2022.

 

Análise deste breve olhar sobre a Terra Média de muito, muito tempo atrás.

Anthony Breznican

13 de fevereiro, 2022

 

“Você já se perguntou o que mais tem por aí? Existem maravilhas neste mundo que estão além de nossas andanças. Eu posso sentir”.

Essa é a narração inicial do teaser exibido durante o Super Bowl de O Senhor dos Anéis: os Anéis de Poder, que estreia em setembro. Mas quem exatamente está falando? Nós a encontramos alguns momentos depois no novo vídeo – uma jovem menina chamada Elanor “Nori” Brandyfoot, interpretada por Markella Kavenagh, que aparenta fazer parte dos ancestrais nômades dos hobbits, a que J.R.R. Tolkien chamou de “Pés Peludos”. Na série do Prime Video ambientada milhares de anos antes dos eventos de seu épico, os Pés Peludos preparam-se para enormes aventuras.

O teaser da série, que estreia em 2 de setembro, dura apenas um minuto – mas está cheio de revelações que fãs de longa data de Tolkien estavam mortos de vontade de ver. A Vanity Fair publicou um mergulho aprofundado na série como um todo, mas essas novas imagens mostram algumas coisas – como o povo Pé Peludo – que são de todo inéditas na tela.

Exploremos o teaser instante a instante:

 

Númenor

A cena de abertura mostra um navio passando sob um portal ornamentado rumo a uma agitada cidade portuária. É uma próspera metrópole, a civilização de mortais mais a oeste nos Mares Divisores, situada na ilha com forma de estrela de Númenor.

Essa era a versão de Tolkien para Atlântida, uma sociedade antiga, mas tecnologicamente avançada que governou os mares por eras até seu colapso e ruína finais. O Senhor dos Anéis de Tolkien, que segue Frodo, Aragorn, e suas tentativas de destruir o Um Anel, acontece no que o autor considerava a “terceira era”. Esta série se desenrola naquela que Tolkien chamava de “segunda era”, e mostra Númenor em seu auge.

Númenor. Cortesia de Amazon Studios; Vanity Fair.

 

A ilha foi um presente para os seres humanos que ajudaram na resistência contra Morgoth, um conquistador demoníaco que tinha Sauron como seu discípulo. Isso ocorreu na chamada “primeira era”. A ilha foi dada aos humanos pelos Valar, o conclave de seres divinos que existem além da Terra-média.

Na era de Frodo, Númenor não mais existe há muito tempo. Faz parte de lendas – e de histórias feitas para alertar. No entanto, aqui ela se mostra em pleno esplendor.

 

Caçadores nômades

Caçadores Nômades. Cortesia Amazon Studios; Vanity Fair.

 

O artigo de Vanity Fair trouxe uma imagem de bastidores com J. A. Bayona, diretor dos dois primeiros episódios de Os Anéis de Poder, orientando esses dois caçadores-coletores enquanto esses carregavam chifres de alce tais como anjos rusticamente talhados e atravessavam a encosta gramada de uma colina.

O teaser mostra esses mesmos personagens, que não são particularmente centrais na história, caminhando ao longo de um morro sobre um vale verdejante.

O que esse par nos dá é uma sensação de escala e de criação de um mundo. A Terra-média é ao mesmo tempo vasta e reclusa, com vários seres aglomerados em enclaves distintos. Muito frequentemente eles são desconfiados e fechados. Poucos, ou quase nenhum, se aventuram na natureza erma ou atravessam de um povoado ao próximo. Quando se juntam por uma causa em comum, isso carrega grande significado.

 

Os Pés Peludos

Nori. Cortesia Amazon Studios; Vanity Fair.

 

O seu nome em si revela uma conexão superficial entre essa antiga tribo nômade e os pitorescos aldeões do Condado que conhecemos como Hobbits. Harfoot = hair foot (Pés Peludos).

Esses são seres que vivem mais em harmonia com a natureza que contra ela. Seu lar é nas florestas e campos, em vez de escondidos em construções pensadas para isolá-los do mundo natural. Uma das principais figuras que encontraremos será Nori, cujas reflexões a respeito de libertar-se de sua tribo e explorar o mundo exterior claramente a posicionam como uma ancestral em espírito, mesmo que não de fato, de Bilbo e Frodo.

Essa não será a única vez em que a veremos nesse curto teaser.

 

Os letreiros

Antes do Rei… Antes da Sociedade…. Antes do Anel.

Antes de mergulharmos mais fundo no teaser, vale a pena mencionar esses dizeres, que têm o propósito de orientar o fã casual na linha do tempo da série. O título do programa, Os Anéis de Poder, faz referência aos objetos místicos que Saurou criou para controlar com seu poderoso “um” anel.

Mas essa série acontece antes de todas aquelas histórias. É uma pré-história que serve de pano de fundo para as aventuras de Frodo, Aragorn e Bilbo. Ela é uma expansão no “Verso do Anel”, escrito pelo próprio Tolkien.

Três Anéis para os élficos reis sob o céu,
Sete para os Anãos em recinto rochoso,
Nove para os Homens, que a morte escolheu,
Um para o Senhor Sombrio no espaldar tenebroso
Na Terra de Mordor aonde a Sombra desceu.
Um Anel que a todos rege, Um Anel para achá-los,
Um Anel que a todos traz para na escuridão atá-los
Na Terra de Mordor aonde a Sobra desceu.

 

Nessa série, aprenderemos mais sobre como tudo isso veio a ocorrer.

 

Galadriel

Galadriel. Cortesia Amazon Studios; Vanity Fair.

 

Interpretada por Cate Blanchett nos filmes de Peter Jackson, Galadriel estava entre os elfos mais elevados, uma presença etérea e angelical, que personificava graça e sabedoria. Milhares de anos antes disso, ela foi uma guerreira.

Morfydd Clark interpreta Galadriel em Os Anéis de Poder em sua juventude, com apenas alguns séculos de idade conforme se contavam os anos na Terra-média (Errata: mas talvez com milhares de anos de idade contados de seu tempo em Valinor, as terras imortais de onde ela se origina). Essa história a mostra como a comandante dos Exércitos do Norte. Sua missão era de erradicar quaisquer rastros do mal que custou tantas vidas, incluindo a de seu irmão Finrod, durante a tirania de Morgoth na “primeira era”.

Quando nós a vemos pela primeira vez no teaser, ela está escalando um penhasco de gelo naquilo que é claramente Forodwaith, também conhecido como Ermos do Norte, liderando uma expedição para encontrar e destruir quaisquer resquícios de Morgoth ou Sauron, que se escondeu após a queda de seu mestre.

Outros creem que ela está obcecada com uma empreitada tola. O mal se foi, acreditam. Mas Galadriel sente que o perigo persiste, e com certeza ela tem razão. Mas à frente no teaser, vemos uma das criaturas das trevas que ela descobre em sua missão na região gelada.

Vemos também de relance ela e o náufrago humano Halbrand (Charlie Vickers) conforme os dois se agarram a destroços durante uma tempestade nos Mares Divisores.

 

Arondir

Arondir. Cortesia Amazon Studios; Vanity Fair.

 

A série Os Anéis de Poder nos apresentará esse elfo silvestre, que, como seu nome sugere, reside nas florestas a leste da Terra-média e vive de maneira rústica, de certa forma separado dos elfos nobres do oeste. Ismael Cruz Córdova interpreta Arondir, que auxilia na manutenção da paz na região do Sul habitada principalmente por mortais.

Ele se tornou tão próximo aos humanos que acabou construindo uma relação próxima com uma deles: a curandeira Bronwyn (Nazanin Boniadi). O que eles têm em comum é um desejo de fazer o bem e melhorar as vidas daqueles dentre os quais vivem. No entanto, há algo mais que os aproxima conforme a trama progride.

Como se pode ver no teaser, Arondir também se mostra habilidoso no combate, a certo ponto apanhando uma flecha no ar e atirando-a de volta contra quem o atacava.

 

Gil-galad

Gil-Galad. Cortesia Amazon Studios; Vanity Fair.

 

Este Alto-Rei dos Elfos governa a partir de seu luxuoso reino de Lindon durante boa parte da “segunda era” e esteve entre os líderes que comandaram o levante contra Sauron que culminou em sua queda, com o Um Anel cortado de sua mão. Essa batalha custou a Gil-galad sua própria vida.

Isso não é um spoiler – é o cenário que Tolkien usou para explicar a origem do anel e o alto custo pago para separá-lo do senhor das trevas que outrora o ostentava. Tudo isso aconteceu nos primeiros minutos d’A Sociedade do Anel de (Peter) Jackson.

Essa série acontece muito tempo antes da morte de Gil-galad, de forma que o Alto-Rei (interpretado por Benjamin Walker) está em um ponto de sua longa vida em que vive de maneira extravagante em seu reino, planejando expansões, vislumbrando o que acredita ser um futuro brilhante e sem entraves.

 

A bola de fogo

Cortesia Amazon Studios; Vanity Fair.

 

A flecha lançada por Arondir se justapõe no teaser com a imagem de um objeto em chamas que rasga o céu. No teaser é difícil discernir o que ele seria. Um projétil incandescente lançado por uma catapulta? Um cometa ou meteoro de alguma espécie?

Não é nenhuma dessas coisas na realidade. Vemos de relance o que de fato estava ocorrendo mais tarde no trailer, mas a resposta é na verdade mais um mistério.

Há um homem alto, barbado e de cabelos desgrenhados que se vê se levantando numa cratera em chamas. A garota Pé Peludo Nori aparece na imagem, estendendo-lhe a mão por entre as cinzas. Quem é ele? De onde ele veio? O que ele quer na Terra Média? Ele é uma força do bem ou do mal?

Cortesia Amazon Studios; Vanity Fair.

 

Essas perguntas dos espectadores são sem dúvida as mesmas que ela tem. A partir do que vemos no teaser, essa menina tem um bom coração, disposta a ajudar quem precisa, mesmo que sejam forasteiros, ou tenham aparência estranha e incomum.

É dela a mão que aperta a mão do estranho na imagem final do teaser.

 

Elrond

Elrond. Cortesia Amazon Studios; Vanity Fair.

 

Na mitologia de Tolkien, Elrond é um meio-elfo habilidoso na política que ascende em prestígio na sociedade élfica para marchar ao lado de Gil-galad como um dos líderes que ajudaram a derrubar Sauron. Nos filmes de Jackson, ele é interpretado por Hugo Weaving. N’Os Anéis de Poder, o Elrond de Robert Aramayo é uma versão mais jovem, mas igualmente ambiciosa do personagem, que então começa a criar um nome para si.

Uma forma pela qual ele almeja galgar suas elevadas aspirações é mergulhando fundo sob a superfície, para reconstruir uma aliança entre os elfos ocidentais e os anãos de Moria, uma metrópole mineradora que era uma cidade fantasma subterrânea nos filmes de Jackson. Nessa série, é um reino pujante, e Elrond busca consertar a relação atrofiada entre os grupos.

O príncipe Durin IV (interpretado por Owain Arthur) não facilita. Anãos admiram a força, e é assim que preferem que reparações sejam feitas, também. O teaser nos mostra o que aparenta ser uma disputa de quebra de rochas entre os dois.

 

Os anãos

Dísa. Cortesia Amazon Studios; Vanity Fair.

 

Elrond recebe boas vindas mais calorosas da princesa Dísa (Sophia Nomvete), esposa de Durin IV e talvez uma figura ainda mais amada em meio à música, luz e comida abundantes em seu reino subterrâneo. Ela é virtualmente a personificação da boa vontade e prosperidade.

Uma imagem dela cantando tem a ver com muito mais além de música, no entanto. É assim que os anãos comungam com a montanha sob a qual vivem. As reverberações mostram a eles onde cavar, mas também – importante – onde não cavar. Se você conhece o destino de Moria, deve saber que nem sempre os anãos seguiram essa orientação.

O teaser começa com uma pergunta – “o que mais há por aí?”

Às vezes, aquela coisa oculta que não conseguimos imaginar não é de forma alguma maravilhosa. Algumas vezes é destrutiva a ponto de não conseguirmos expressar.

 

—-

Anthony Breznican é correspondente-sênior da Vanity Fair em Hollywood.

Tradução por Augusto de Ornellas Abreu.

Augusto Ornellas, servidor público por profissão, linguista de formação, polímata, tradutor e genealogista como paixão, é um aficionado de Tolkien e toda a literatura de fantasia há cerca de trinta anos.