Header Ad

Categories

Most Popular

Most Viewed

J.R.R. Tolkien leu as histórias de Conan, o Bárbaro?

O autor americano de fantasia e ficção científica L. Sprague de Camp enviou para J.R.R. Tolkien, em julho de 1964, uma cópia de sua antologia chamada “Swords & Sorcery”, que continha histórias curtas de fantasia heroica de diversos autores diferentes. Um desses contos, “Shadows in the Moolight”, era estrelado pelo guerreiro cimério Conan, de autoria de Robert E. Howard.

Em fevereiro de 1967, de Camp visitou Tolkien para uma entrevista, sobre a qual ele conta: 

[Tolkien] disse que ele achou [a antologia] interessante, mas não gostou muito das histórias […] Nos sentamos na garagem por algumas horas, fumando cachimbos, bebendo cerveja e conversando sobre várias coisas. Praticamente qualquer coisa em literatura inglesa, desde Beowulf em diante, Tolkien havia lido e poderia falar inteligentemente a respeito. Ele indicou que ´gostou bastante´ das histórias do Conan de Howard.

Apesar de de Camp recordar que Tolkien elogiou as “histórias” de Conan (no plural), ele na verdade não sabia dizer se Tolkien havia lido outras além daquela “Shadows in the Moonlight”, e ele duvidava que Tolkien tivesse ido além dessa.

Outra curiosidade desses fatos é que havia na antologia o conto “The Doom that came to Sarnath”, de ninguém mais, ninguém menos que H. P. Lovecraft, autor que muitas pessoas especulam se foi lido por Tolkien.

É possível que Tolkien tenha lido o conto de Lovecraft, mas, como nunca comentou nada a respeito (ao contrário do que fez com o Conan de Robert E. Howard), possivelmente não foi de seu agrado.

Bibliografia: Wayne G. Hammond and Christina Scull, The J. R. R. Tolkien Companion and Guide: Chronology.

(Artigo originalmente publicado em 05/01/2017, em https://tolkientalksite.wordpress.com)
– por Sérgio Ramos.